24 de jan. de 2013

Manual Para Calouros #1 - O que é a Fisioterapia?

Bom dia, pessoal!

Tenho recebido muitos e-mails e recados pelo facebook com essa pergunta, e muitas outras, sobre o que realmente é Fisioterapia. Os calouros estão curiosos, alguns se perguntam se fizeram a escolha certa, se tem informações suficientes, se é possível ser bem sucedido na profissão. Então, acho que o blog pode - e deve - dar uma mãozinha pra ajudar a resolver essas dúvidas.
Vamos do início: o que é a Fisioterapia?
"É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais." - COFFITO

Em outras palavras, é a ciência da reabilitação. Mas, não pensem apenas por esse ponto de vista: ao contrário do que se imagina, o campo da fisioterapia é muito, muito vasto! Atuamos na parte ortopédica, respiratória, pediátrica, neurológica, cardiológica, ginecológica; atuamos nos atendimentos de urgência e emergência, na saúde do trabalhador, realizamos procedimentos dermatofuncionais (que vai muito além da estética!), podemos realizar pesquisas científicas, atuar como peritos judiciais, atuar na saúde básica (prevenção) ou ainda na fabricação e adaptação de próteses e órteses, dentre muitos outros. Portanto, entre no curso de cabeça aberta, se liberte daquela ideia de que lugar que fisioterapeuta é na clínica ou no hospital. 
Quanto a saber se você fez a escolha certa ou não, o melhor jeito é pesquisar. Você está escolhendo sua carreira profissional, uma atividade que vai exercer pelo resto da vida (a menos que seja maluco de fazer mais uma graduação...rsrs) e que vai tomar a maior parte do seu tempo. É uma decisão séria! Então, utilize a internet, converse com profissionais, se você tiver acesso; veja vídeos, entre em chats de bate papo. E o mais importante, vá até a faculdade, converse com professores ou orientadores de curso. 
Fisioterapia é um curso com grande índice de desistência, porque os calouros entram no curso achando que fisioterapia é só "massagem", consertar ossos quebrados" e "atender crianças deficientes". Já recebi muitos e-mails citando isso! 
Todas essas áreas que eu citei acima, nós podemos atuar como profissionais. Então é certo dizer que você vai ter que estudar sobre todas!! Não é um curso fácil, exige muita dedicação e horas de estudo, estamos lidando com vidas humanas! 
Tenho que ser honesta e reconhecer que eu nunca tive dúvidas, escolhi Fisioterapia na sétima série e sempre foi o que eu quis fazer. Mas nunca fui muito de estudar pra valer, a dificuldade do começo do curso me pegou de surpresa. Se você está com dúvidas se consegue, fique tranquilo: se eu consegui, você também consegue! Na aba Diário de Uma Blogueira eu fiz um vídeo falando sobre a minha escolha de curso e as dificuldades e alegrias do começo, por isso não vou me estender muito nesse assunto por aqui. (Peço desculpas antecipadamente pelo vídeo, preciso urgentemente gravar uns novos! Kkkkkkk)
Quanto as dificuldades de emprego, já vou avisando que me exalto nesse assunto. Estou mais do cansada de receber e-mails com frases do tipo "dizem que a fisioterapia é muito mal remunerada, não tem campos de trabalho e blablablá". Fiz um vídeo sobre isso também sobre as três perguntas mais frequentes aqui no blog, e adivinha qual é a primeira? "Fisioterapia dá dinheiro?". 
Gente, continuo com a mesma resposta: o que dá dinheiro é trabalhar! Se você quer ganhar dinheiro sem fazer nada, entre para a política. Lógico que algumas áreas dão mais dinheiro, principalmente as da "moda": dermatofuncional em estética, pilates. Mas se não é a área da sua preferência, não significa que você vai formar e ser pobre, seja empreendedor!! Tenho um amigo na minha cidade que sempre quis área hospitalar, passar em um concurso, mas logo que se formou precisava trabalhar. Ele tinha um carro, comprou uma maca dobrável e colocou um anúncio no jornal de atendimento domiciliar em fisioterapia. Moral da história? Hoje ele tem o maior serviço de home care da cidade. E se falar pra ele em concurso público ele tem um ataque! A empresa está sempre expandindo, já tem dois sócios e vai muito bem, obrigada. Um dos meus professores sempre quis trabalhar na área de desportiva (reabilitação de atletas), mas aqui na minha cidade a área é meio restrita. Ele não se importou, depois de formado procurou a direção do clube de futebol e se propôs a um estágio voluntário e trabalhou seis meses sem receber nada. Hoje é fisioterapeuta de todos os times da cidade (volei, basquete, futebol) e montou uma clínica usando o espaço da antiga garagem na casa dele.
Muitos profissionais procuram sócios para montar uma clínica, muitas amigas entraram de cara em um financiamento pra conseguir arcar com os custos, hoje tem negócio próprio e uma renda ótima. Encontre um  meio ao seu alcance para atingir seus objetivos e não coloque a culpa na sua graduação! Como eu disse no vídeo, você pode montar um centro de estética alugando uma sala pequena e ganhar no mínimo R$50,00 por hora. Mesmo que seja apenas pra você conseguir um retorno rápido do investimento da faculdade, é um  passo mais próximo de qualquer sonho além desse que você tenha.
Acho que isso engloba as maiores dúvidas, se você tiver mais alguma dúvida ou sugestão, fique a vontade para mandar um e-mail ou um recadinho. 
Desejo aos calouros toda a sorte e força de vontade do mundo, é um curso maravilho, traz uma satisfação pessoal imensa saber que através do seu trabalho vidas podem ser salvas e reabilitadas.
O que posso dizer? Eu simplesmente AMO Fisioterapia :)

2 comentários:

angela varela disse...

Pois eu gostaria de actuar em neurologia gostaria de saber mas a respeito,gostei muito do que falaste pois temos todos de trabalhar pra ganhar dinheiro mas eu adoro area da neurologia e pediatria

pamela disse...

adorei as suas dicas! estava com algumas duvidas, mas agora estou mais confiante em fazer esse curso maravilhoso que é fisioterapia.
muito obrigada.
continuarei te acompanhando